sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Filme o Quarto Poder do Diretor Costa Gravas

Ao assistir o Filme O Quarto Poder do diretor Costa Gravas, percebi que o tema central do filme era a falta de ética e da legalidade do jornalismo, mostrando que a mentira e o desengano podem mudar a vida totalmente de uma pessoa.
Os principais personagens dessa história são: Sam Baily que é interpretado por Jonh Travolta, o jornalista Max Brackett interpretado por Dustin Hoffman, que estão envolvidos em uma grande trama. O interesse de ambos é bem claro, reaver o emprego e o bem estar social. O jornalista tem o interesse próprio de prolongar assim a situação vivida naquele momento, e o ex-segurança a fim de reaver o seu emprego.
A conduta do jornalista é cruel, pois ele manipulou a mente de Baily um indivíduo, que apesar da situação que estava passando por motivo do desemprego tinha um coração bom e solidário com todos. Estava desesperado por precisar de um emprego e no momento não encontrou, acabou sendo manipulada por Max uma pessoa muito ágil que queria ser manipulada pela fama e por querer passar uma impressão de coitadinho que por final acabou dando tudo errado.
Acredito que o interesse de Sam, era de apenas ser enxergado por alguém que resolvesse seu problema, já Max era de ser enxergado pela fama.
O filme está retratando de uma forma muito clara o poder da mídia, que é a distorção dos fatos para obter audiência. Max no filme tem uma conduta bastante antiética sendo que sua função deveria ser apenas se informar dos fatos verdadeiros e não usá-lo como um manipulador, manipulando a todo o momento Sam.
Na vida política acredito que deve acontecer esse mesmo caso esse filme é um grande exemplo disso tudo da corrupção que acontece em nosso País, tendo muitos participantes corruptos que distorcem a verdade para manter o engano entre o cidadão brasileiro.
Por fim com base nesse filme cheguei a conclusão que a história desse filme aponta diversas características específicas do jornalismo. O Jornalismo nunca traz a veracidade correta do acontecido sempre tem algo a submeter-se fazendo com que a mídia esteja ao alcance do seu fato.
O documentário Muito Além do Cidadão de Kane, é um documentário bom, e gostei muito de assistir, percebi que muitas vezes somos enganados e manipulados, tratava de um documentário que mostra o apoio da rede globo na ditadura militar, e seu envolvimento com o grupo americano Time Warner, mostrando a manipulação da rede globo e como ela teve envolvimento em fraudes. Apesar de ser a rede globo uma das mais assistidas no Brasil também existe muito engano, fazendo da população um “saco de porrada,” enganando a hora que quer. O documentário apresenta vários depoimentos de vários famosos como: o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, os políticos Leonel Brizola e Antonio Carlos Magalhães, o publicitário Washington Olivetto, o escritor Dias Gomes, os jornalistas Walter Clark, Armando Nogueira e Gabriel Priolli e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Deu para perceber que esse documentário foi bastante polêmico, pois tratava da dominação da rede globo na sociedade brasileira, seu poder e suas relações políticas. Roberto Marinho foi muito criticado e comparado a Charles Foster Kane, pois a rede globo empregava a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme. E um documentário que causou tanta polemica que o filme foi impedido de passar no Brasil e havia copias em universidades para uso exclusivo dos alunos. Com tudo isso, ainda não conseguiram, deixar o documentário acabar e até hoje ele existe. Tem uma relação com o filme O Quarto poder bem claro, é a manipulação da mídia para com a sociedade em geral, o engano e a falta de consciência com a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário